Poema de Satanás


O Sábio sabe que a aprendizagem dos povos
contém algum do mar do meu conhecimento.
A árvore de lotus no Sétimo Céu é o lugar da minha revelação.
Pois sou o que tudo ouve, sou o omnisciente;
Glorificada é a minha santidade e elevado é o meu nome.
Paraíso é o meu vinho e Inferno é o calor do meu vento abrasador.
Constelações prostaram-se diante de mim até que eu estivesse elevado.
Como a prostração de servos ao servido.
E todos no universo me disseram:
Ó Deus, leva-nos ao caminho certo.

— Assim disse Shaitan



Poema de Satanás #1: Uma Análise Pelo Sumo Sacerdote Hooded Cobra

O Conhecedor sabe que a aprendizagem dos povos
contém algo de meu mar de conhecimento


O Conhecedor, em grego antigo, seria “O Demónio”. A palavra “Demónio”, que significa “conhecedor”, é um título para os seres que buscam conhecimento e compreensão. Aqui, Satanás explica que os “Conhecedores” estão acima da média humana, que está adormecida e no mar da ignorância. No entanto, mesmo essas pessoas podem ser “instruídas” ou terem “conhecimento”. Todo esse conhecimento, no entanto, não é nada diante do conhecimento do Pai Satanás.

Como “aprendizagem das pessoas”, temos também o conhecimento que é servil, existente, de domínio inferior. Este conhecimento representa o reino dos seres humanos [no qual inevitavelmente estamos inseridos]. Esta esfera e a esfera do conhecimento externo do espírito [que coincide com o lado dos Deuses dentro de nós] devem se expandir. O paralelo aqui é como uma gota dentro de um oceano maior.

A conotação mais profunda sobre esse conhecimento será vista no restante do poema. Satanás expande essa ideia nas próximas linhas do poema – fora pelo que sabemos, há algo que não sabemos.

Uma palavra de profundidade, como a palavra “mar”, simboliza o “mar da consciência” que permeia toda a criação e dentro do qual o conhecimento está contido. Dentro dele, existimos como gotículas ou “pessoas”, e nosso conhecimento é o conhecimento das pessoas. Aproximamo-nos de Satanás para sermos ajudados a ir além disso e a entender mais sobre o mar e, portanto, nós mesmos como a gota nele.

A árvore de lótus no Sétimo Céu
é o lugar da minha revelação


Aqui, Satanás explica sem demora, que Ele se revela no Lótus do 7º Céu, ou o Chakra da Coroa. Quando a Serpente se eleva e toca este Chakra, a pessoa experimentará a vastidão do seu universo interior e experimentará a iluminação e a revelação.

Após a experiência deste Estado, e este Estado é o “Estado dos Estados” e o verdadeiro nível de conhecimento e percepção direta.

Em inglês, mas também em todas as outras línguas, o título que o inimigo usou para difamação, está relacionado ao nível de consciência que é chamado de “Sat”. Sat, em sânscrito e em egípcio antigo como “SA”, está relacionado ao estado de percepção direta da realidade onde se pode ver a Verdade por si mesmo.

Estamos a viver em um mundo de mentiras, então, naturalmente, estamos distantes de Sat. Quanto mais longe deste estado, mergulhamos na confusão. A expansão de “Sat” não é apenas uma situação espiritual, mas também uma expansão da própria mente. É uma forma de “ser”.

Esse estado mais elevado é reservado para os grandes praticantes de meditação, e os “Conhecedores”, que sabem de nossa ignorância humana e perceberam o que existe além.

O Pai Satanás nos deu essa capacidade de percepção da Verdade e compreensão direta, através da qual mais tarde podemos obter mais conhecimento para outras coisas, aprendendo cada vez mais.

Um exemplo aqui, é que primeiro é preciso observar um rio e como ele flui, e só então eles podem descrever o fluxo desse rio. Da mesma forma, níveis mais elevados de compreensão permitem a percepção da Verdade [SAT] e este nível pode ser trazido à realidade através do conhecimento concreto.

Por que eu sou o todo-ouvinte, o omnisciente;
Glorificada é minha santidade e elevado é o meu nome


Indo além, o Pai Satanás aqui descreve o Estado conhecido como Samadhi ou o “Grande Estado Perfurante” da yoga. Neste Estado, a percepção direta [SAT] é o caso, e vive-se sem erro e engano. Além disso, Satanás é muito explícito sobre o quão avançado Ele é, e ele é “tudo sabe e tudo ouve”.

Satanás pode ouvir todos os Seus discípulos, e Seu nível de avanço está além da compreensão humana. Podemos chegar progressivamente lá e nos tornar “Como os Deuses”, abraçando os estados de elevação de nossa consciência.

Na segunda linha, as palavras “glorificado” e “santificado” referem-se ao nome de Satanás, que em inglês é Satanás, mas em outras línguas varia de Sat, a Sat-Anu, a SA-TA-NA-MA [o mantra de Yoga], ou SATANAS [grego antigo], ou o sânscrito Satya que trata da Verdade e expressão da Verdade.

Todas essas partes do Nome Divino de Satanás estão todas em torno do mesmo conhecimento conceitual de compreensão do cosmos e universo maiores. Todos eles também derivam da raiz SA e SAT, que está relacionada ao elemento Fogo [elemento criativo do Universo] e à Quintessência, que é o Akasha e a base de toda criação, ativa ou potencial.

Paraíso é o meu vinho, e Inferno é
o calor do meu vento abrasador;

Constelações prostaram-se para mim até que eu estivesse elevado
como a prostração de servos ao servido


Aqui, Satanás explica que o Paraíso é o seu Vinho. O vinho como alegoria está associado à glândula pineal. O Deus do Vinho, Dioníso, na mitologia grega antiga, era o Deus Rei dos Mistérios Báquicos, ou os mistérios da ascensão da consciência a um nível superior. O nível de SAT explicado acima é um nível de consciência que os melhores praticantes podem entrar, que é acoplado a um prazer extensivo em todos os níveis para um ser humano.

Nesse nível, alcança-se o “paraíso”, enquanto o “Inferno” é contrastado como um estado de ser atingido por um vento escaldante – nos estados inferiores de consciência, a falta de compreensão, conhecimento ou poder, pode atuar como uma força atormentadora. Escondido aqui também temos o contraste da energia ígnea da Serpente, aquela que purifica como um vento abrasador, até que finalmente ativa o vinho. O dualismo entre os elementos água e fogo, trata também de ritos purificatórios.

Em uma nota sem maior profundidade alquímica, o poder do tormento pode ser usado contra os Inimigos de Satanás. A conotação dada aqui é que também, os inimigos de SAT ou da Verdade simplesmente se tornarão eternos sofredores simplesmente porque negam sua própria capacidade de se elevar, convidando karma sobre si mesmos e outras formas de punição que são destinadas aos cegos. Eles, portanto, em vez de beber do vinho agradável, forçam-se a sofrer no fogo da ignorância.

Exatamente na próxima linha, o Pai Satanás explica a causa desse sofrimento – ao mesmo tempo em que relaciona a solução nas mesmas duas linhas: “Constelações prostradas a mim”, mostrando a relação com o mundo externo das estrelas, ou destino, desde que a pessoa tenha ascendido. Quando não se ascende e não medita, fica-se à mercê das influências das “constelações” ou da impureza kármica que segue uma alma e a atormenta. Inevitavelmente, o sofrimento faz parte da ignorância.

A explicação direta desse estado é que o “servo”, e toda pessoa que começa a meditação e a espiritualidade, ou simplesmente nasce, nasce em “grilhões” e é escravizada como um servo. Todos nascemos cegos e servos. Todos nós nascemos “cegos” para este mundo, e a constelação e as forças kármicas estão no controle externo de nós. Esta situação é revertida quando se eleva sua alma e o poder da alma, e progressivamente pode-se escapar desses grilhões e avançar em direção à liberdade.

Satanás especifica que Ele se elevou muito acima desse nível de ser, libertando-se dos grilhões da impureza kármica e, eventualmente, do sofrimento eterno e abrasador. Por causa de Seu nível de maestria, Ele governa tanto a ascensão quanto a queda da humanidade. Sua consciência também permeia todo o universo, incluindo toda a sua vastidão.

E todos aqueles no universo disseram-me:
Oh Deus, leva-nos ao caminho reto!


Aqui, de uma perspectiva linear, Satanás mostra sua posição dominante no universo sendo o ser mais avançado nele.

Isso naturalmente coloca Satanás em posição de mostrar a porta iluminada para outras criaturas e seres que também desejam avançar espiritualmente e ascender a níveis mais elevados de existência. Satanás se refere claramente a este caso que as pessoas o chamam de Deus por isso. Desta declaração também dizemos que Satanás é Deus.

A relação entre os seres superiores e inferiores é uma relação dos líderes e da liderança. Nós, como seres humanos, seguimos Satanás para nos conduzir ao Caminho Reto. O Caminho Reto, além de ser o caminho espiritual próprio e superior que conduz aos níveis mais elevados de compreensão, é também o “Caminho Reto” da coluna vertebral, através do qual a Serpente sobe.

Neste verso também temos a mensagem oculta, que este Deus, que reside na extremidade inferior da Espinha, mas é o rei das constelações e do Universo se formos obedientes [ou seja, focados na Prática Espiritual] chegará para nos guiar no Caminho Reto, ou a Ascensão da Coluna Vertebral da consciência.

Este é o Caminho Reto para a iluminação e a compreensão, e para que isso ocorra, “todos os que estão no universo” têm que “pedir” por isso, ou melhor, aprová-lo através da meditação e ascensão espiritual. É preciso pedir isso para receber este caminho, e ele não é imposto a ninguém. Mas todos aqueles que desejam recebê-lo devem permitir-se conduzir a si mesmos e a Satanás para conduzi-los a este nível de compreensão final.

Em outras palavras, toda essa sabedoria e poder magníficos estão apenas esperando por nós, “os que estão no universo”, para buscá-lo, aplicá-lo e sermos iluminados por ele.


Voltar Para As Doutrinas de Satanás